Administração de aluguéis: consiga melhores resultados com a gestão de tempo

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 14/02/2017Atualizado em 10/02/2023

Trabalhar com a locação de imóveis exige atenção e bom gerenciamento dos processos imobiliários. Isso porque as atividades podem ser repetitivas, já que a administração de aluguéis é uma atividade recorrente.

A boa notícia é que, com a tecnologia certa, esses processos são automatizados, garantindo um melhor aproveitamento do tempo e do serviço dos colaboradores.

Nova call to action

Para auxiliar nesta questão, vamos explicar como você pode conseguir melhores resultados com a administração de locação de imóveis fazendo um bom planejamento da sua gestão de tempo.

5 dicas para otimizar a administração de aluguéis

A administração de aluguéis envolve processos recorrentes, como é o caso do pagamento dos boletos pelo locatário, o repasse do aluguel para o proprietário e também o cálculo e retenção da taxa de administração.

Esses processos exigem tempo e atenção quando não são administrados por um software de administração imobiliária e, às vezes, exigem uma equipe maior para resolver o mesmo problema.

As principais questões a serem gerenciadas são:

  • Emissão de boletos e recibos;
  • Pagamento e cobrança de aluguéis;
  • Garantia de que outras despesas do imóvel estão sendo quitadas pelo locatário;
  • Repasse do aluguel para o proprietário;
  • Gerenciamento de seguros do imóvel e garantias locatícias;
  • Solução de problemas do imóvel levantados pelo locatário;
  • Emissão de notas fiscais;
  • DIMOB;
  • Acompanhamento de reajustes, renovações e revisões.

Nova call to action

De maneira geral, a administração de aluguéis consiste em manter as duas partes satisfeitas, prolongando, assim, o tempo que o imóvel se manterá locado. Isso fideliza os proprietários e locatários, além de, também, garantir que o negócio esteja dentro da legalidade.

Se você trabalha com isso, essas informações não devem ser novidade. Mas você sabia que existem formas de conseguir melhores resultados administrando aluguéis? Separamos algumas dicas essenciais:

#1 Controle as contas que você paga para seus clientes

É comum que a imobiliária pague algumas das contas do imóvel, como o IPTU, por exemplo, e, em seguida, desconte dos rendimentos. O mesmo pode ocorrer com benfeitorias, também. 

Porém, sem uma organização cuidadosa, é possível que essas contas passem despercebidas. Por isso, gerenciar recursos financeiros que entram e saem é fundamental para ter resultados com a administração de aluguéis.

#2 Fique atento à movimentação financeira

Uma imobiliária que administra imóveis alugados recebe, em média, 10% da locação do como forma de pagamento. Porém, o locatário deposita 100% do valor do aluguel e fica a cargo da imobiliária realizar os repasses aos proprietários, subtraindo a taxa de administração.

Por isso, é importante redobrar a atenção com o volume de dinheiro que passa pela sua imobiliária e calcular bem qual realmente é a receita. Dessa forma, você garante o pagamento do proprietário e tem controle sobre o dinheiro que é da sua empresa.

Nova call to action

#3 Prospecção de clientes

Outra forma de aumentar os resultados com a administração de aluguéis é reverter uma situação que poderia ser negativa. Lidar com pessoas como fiadores, locatários e proprietários é uma tarefa difícil, mas pode ser utilizada de forma positiva.

Mas, se você observar, todas essas pessoas são possíveis clientes da sua imobiliária — seja como investidores, vendedores ou possíveis locatários — o fato é que oferecem um potencial para se tornarem clientes.

#4 Organização

Ser organizado é uma excelente forma de ter resultados positivos com a administração de aluguéis. Com tantos processos para serem executados, é interessante ter um sistema próprio para imobiliárias para fazer o gerenciamento e garantir que nada seja esquecido.

Existem algumas formas de se organizar e ter um retorno melhor do seu tempo investido. O que recomendamos é fazer uso de um sistema para imobiliárias que permita realizar a administração de aluguéis e venda de imóveis de forma completa.

#5 Software de gestão financeira para imobiliária

Entre várias opções para atingir melhores resultados com administração de aluguéis, destacamos a utilização de um software de gestão financeira para imobiliária. Esse tipo de sistema, além de ajudar com a organização de tarefas, auxilia e automatiza diversos processos da administração de imóveis.

Dessa forma, as equipes administrativa e financeira economizam tempo, já que não precisam executar processos trabalhosos e repetitivos de forma manual.

As tarefas recorrentes são realizadas automaticamente ou em pouquíssimo tempo, o que significa que sobrará tempo para a sua equipe realizar atividades mais importantes, como a negociação e atendimento ao cliente, consequentemente, aumentando o faturamento. 

Tudo isso ainda contando com a agilidade dos processos diários, característica muito valorizada por locadores de imóveis.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada