Softwares que usamos na Superlógica para apoiar nosso crescimento

Por: Time Superlógica8 Minutos de leituraEm 10/01/2019Atualizado em 03/11/2020

Publicado originalmente em 11 de maio de 2017 e atualizado em 10 de janeiro de 2019

A Superlógica é uma startup que durante sua existência testou muitas ferramentas e deu muitas cabeçadas. Aprendemos quais, de fato, poderiam nos ajudar a alcançar os melhores resultados.

Com a conquista de novos mercados e uma cultura forte de testar inovações e apontar com transparência os erros internos, quase triplicamos o número de funcionários em pouquíssimo tempo – saímos de cerca de 50 pessoas no início de 2016 para 129 em maio de 2017. Em 2018, expandimos para mais de 200 pessoas e estamos com previsão de chegarmos a 300 colaboradores em 2019.

Elencamos as startups e softwares que nos ajudaram – e continuam nos ajudando – a crescer.

Marketing, vendas e outros

HubSpot

O Hubspot é o software que usamos para desenvolver nossas campanhas de e-mail marketing e automação, além das landing pages de materiais, e-books e pop-ups.

Ele permite criar sequências e fluxos de e-mails, rastrear a abertura e o número de cliques em links de e-mails enviados.

Nossos times de vendas e sucesso do cliente também utilizam o software para organizar os contatos dentro dos funis adequados para cada estágio.

Ramper

Utilizamos o Ramper para ações de prospecção de vendas. Além de permitir capturar contatos direto do LinkedIn, com ele conseguimos criar cadências de e-mails e automatizar completamente ações que demoravam semanas para fazer. É possível também automatizar follow-ups e rastrear e analisar taxas de abertura e cliques.

WordPress

O WordPress é a plataforma que usamos para gerenciar o conteúdo do nosso site e do nosso blog. Usamos também a plataforma para desenvolver o site do Superlógica Xperience. Utilizamos o Odin Framework para criar os temas.

Google Analytics

O Google Analytics é onde acompanhamos as métricas dos nossos sites e blog.

SEMrush

Usamos o SEMRush para analisar o desempenho das nossas ações de marketing, ou seja, verificar palavras-chave, domínio e concorrentes auxiliando nas estratégias de SEO.

Canva

O Canva é um aplicativo sensacional que permite criar peças de design de modo fácil e prático. Extremamente recomendado.

Intercom

O Intercom nos ajuda muito no processo de marketing e vendas – ao fazer o trial, nosso time de vendas consegue acompanhar o onboarding dos leads e conversar com eles dentro do sistema. Além disso, usamos o Intercom para enviar comunicados (via sistema ou por e-mail) sobre novidades no produto.

Pareto Group

Nós usamos a inteligência artifical da empresa para trabalhar com os links patrocinados nas redes sociais (Facebook e LinkedIn), além do Google AdWords.


Nova call to action

Recursos Humanos e Comunicação Interna

Feedz

O nosso RH usa a plataforma para engajamento de colaboradores: melhora a comunicação interna, estimula a integração entre os times e a realização de feedbacks contínuos.

Convenia

O nosso RH usa o software, principalmente, para controlar férias dos colaboradores, período de experiência, publicação de holerites e acesso fácil aos dados pessoais de cada um.

Ponto Mais

O software é usado pelos colaboradores para controle de ponto e registro de jornada de trabalho. Também controla as horas extras e faltantes. Uma facilidade que é oferecida é o aplicativo para celular. Esse software é importante para o RH porque facilita o balanço das horas no final do mês

Progic

O software é usado para projetar relatórios diários, informações referentes à comunicação interna (como aniversários), notícias de mercado e dicas de português via comunicação visual por painéis informativos digitais.

Trello

Nós usamos esse aplicativo de gerenciamento de projeto para organizar todas as nossas tarefas. Cada área tem um board e cada colaborador tem um usuário. Cada tarefa (card) podem ter comentários, anexos, datas de entrada, etiquetas para diferenciar o assunto e as áreas e checklists.

Workplace

Parte de nossos times usa a ferramenta para se comunicar com a equipe e manter a sintonia entre os colaboradores. Outra função importante é a integração de novos colaboradores.

Skype e Rocket.chat

Os colaboradores utilizam o Skype para alinhar a comunicação interna, entre times e dentro da sua própria equipe. Outra função importante é criar grupos em ambas as plataformas: essa função ajuda os colaboradores nas atribuições diárias.

Grupos do Facebook

Utilizamos os grupos do Facebook (sim) para discutir ações ou mesmo postar novidades, comunicados e outras coisas entre todo mundo da equipe.

G Suite (Google Apps)

Usamos a suíte de aplicativos do Google para e-mail (Gmail), documentos, Drive, agenda e por aí vai.

Atendimento e sucesso do cliente

Além do Intercom, utilizamos basicamente duas ferramentas para atendimento e satisfação de clientes – a Zendesk e a Tracksale.

Zendesk

Usamos a Zendesk para gerenciar os chamados dos nossos times de suporte, de todas as verticais. A ferramenta permite criar regras de atendimento que aumentam a produtividade da nossa equipe. Além disso, tem capacidade de integração com dezenas de sistemas de gerenciamento de conteúdo, ferramentas para o serviço de atendimento ao cliente e aplicativos da web.

Tracksale

A Tracksale é a ferramenta que usamos para medir o nosso NPS e a satisfação dos nossos clientes. Integramos ao nosso software e rodamos pesquisas a cada 90 dias.

Gestão e pagamentos

Superlógica

Para gerenciar as assinaturas de todas as nossas verticais, utilizamos o Superlógica Assinaturas – focado em negócios SaaS, como o nosso. Toda a contratação e gestão do negócio é automatizada, com checkout, envio de boleto ou pagamento com cartão de crédito e, por fim, a emissão da nota fiscal. Além disso, acompanhamos todas as métricas por vertical – churn, growth, ticket médio etc.

PJBank

O PJBank é a empresa que processa os pagamentos do Superlógica e dos seus mais de 4 mil clientes. Ele já está preparado para a nova realidade dos boletos com registro e em breve vai oferecer também uma conta digital.

Treasy

Nós usamos o Treasy para nos ajudar com a gestão orçamentária da empresa (modelagem financeira, acompanhamento do realizado e confronto com o planejado, simulações de cenários e criação de relatórios gerenciais), pois permite maior previsibilidade e segurança nos dados para as tomadas de decisão. Um dos pontos importantes do software é o armazenamento em nuvem.

Eventos

Superlógica Xperience

O Superlógica Xperience é o maior evento sobre economia da recorrência da América Latina.

Com 1.300 participantes em 2017 e 2.400 em 2018, ele trouxe mais de 60 horas de conteúdo sobre Economia da Recorrência e SaaS para os maiores empreendedores da América Latina que puderam expandir seu networking através das parcerias em nossa Feira de Negócios.

Superlógica Next

O Superlógica Next é o evento itinerante que busca discutir as ameaças e oportunidades do mercado de administração de condomínios, atingindo administradoras de todo o Brasil.

As palestras falam de temas ligados a inovação e a transformação digital na gestão de condomínios e nas modificações do seu software de gestão de condomínios.

O evento tem provocado empolgação e muita discussão em todas as edições realizadas até agora. Foram duas edições que passaram por 18 cidades do país, juntando mais de 3500 administradoras de condomínio. Em 2019, a terceira edição irá passar por mais 10 cidades.

O que usamos para nossos eventos

Sympla

A Sympla foi a plataforma escolhida para fazer a venda e a gestão de ingressos dos nossos eventos – excelente atendimento, funcionalidades robustas e boas taxas de pagamento nos fizeram escolher por ela. Além disso, com ela é possível acompanharmos as vendas de nossos eventos em tempo-real.

Desenvolvimento

GitHub

GitHub é uma plataforma de hospedagem de código para controle de versão e colaboração. Ele é na verdade uma rede social ou uma fábrica social de software, que desenvolve e promove milhares de códigos fontes pré-armazenados, para as mais diversas finalidades contando com mais de 21 milhões de usuários no mundo. O GitHub usa o sistema de versionamento de projeto que hoje é conhecido como Git.

Amazon AWS

Amazon Web Services, também conhecido como AWS, é uma coleção de serviços de computação em nuvem ou serviços web, que formam uma plataforma de computação na nuvem oferecida pela Amazon. Os serviços da Amazon nos proporcionam segurança, alta disponibilidade dos nossos serviços, backups e elasticidade para suprir altas demandas.

mLab

É uma plataforma completa para gestão, provisionamento, backup, escalonamento e monitoramento de banco de dados Mongo DB provendo ele como serviço DaaS (Database as a Service).

StatusPage.io

É a plataforma que utilizamos para gestão de incidentes ou problemas de performance com nossas aplicações de forma transparente e controlada para nossos clientes. Com ela temos o histórico dos problemas, das soluções empregadas e conseguimos obter métricas para melhoria de nossas aplicações.

Sensedia

Referência no mercado, o API Management da Sensedia é a central de gerenciamento das APIs: responsável por impor políticas de segurança, controlar volume de invocações e possibilitar a transformação e enriquecimento de mensagens. O API Analytics é um conjunto de painéis para visualização e análise dos principais indicadores das APIs, incluindo consumo, latência, engajamento de desenvolvedores e parceiros, erros e rastreamento detalhado via log.

pfSense

O pfSense é um software livre, baseado no sistema operacional FreeBSD e adaptado para assumir o papel de um firewall e/ou roteador de redes. Ele é um dos elementos de segurança de nossa rede responsável pelo tráfego e contato com o mundo externo via internet.  

Fail2Ban

É um framework para proteção de servidores contra ataques de força bruta para impedir a intrusão nas máquinas.

New Relic

Trata-se de uma das ferramentas mais robustas de monitoramento em tempo real para aplicações na web que existe no mercado. Tem uma abrangência completa (Full Stack) da aplicação dando subsídios para melhora da aplicação e evitar quedas de performance ou serviços. Abrange múltiplas linguagens de programação.

Graylog

É uma ferramenta open source para administração e gestão de syslog e Eventlog de nossa infraestrutura de forma centralizada e visual.

Monyog

Ferramenta para monitoramento e otimização de banco de dados MySQL de forma gráfica, setup rápido e escalável.

PullApprove

Ferramenta integrada ao GitHub para controle na aprovação e ou recusa do código desenvolvido, gestão do deploy (implantação) e revert das alterações aprovadas.

Docker

Docker é uma plataforma para gerenciamento de containers para ambientes de desenvolvimento em teste e produção. Altamente escalável e confiável para gerenciar ambientes em cloud.

PHPUnit

O PHPUnit é o framework de testes para a linguagem PHP mais utilizado do mundo. Possui vários recursos para executar baterias de testes de unidade e integração de forma automatizada.

Jenkins

Jenkins é um servidor de integração contínua muito poderoso e customizável. Possui uma variedade de plugins que podem ser usados para gerenciar todo o ciclo de desenvolvimento, testes de homologação e deploys de código em produção.

Sendgrid

Usamos a infraestrutura da Sendgrid para envio de e-mails através do Superlógica.

Movile

E o serviço da Movile para envio de SMS.

Mocha & Chai

Mocha é um framework que realiza testes de uma maneira simples e fácil.  Seu projeto é totalmente open-source. O que isso significa? Caso alguém queira fazer alguma contribuição para esse poderoso framework de testes, basta acessar o repositório do Mocha no Github. Costumamos dizer que o Chai é o melhor amigo do Mocha. Pois, além de ser uma excelente biblioteca que auxilia os nossos desenvolvedores, possui uma documentação muito intuitiva, rica e com várias demonstrações de como instalar e até mesmo usar.

AWS CodePipeline

O AWS CodePipeline é um serviço gerenciado de entrega contínua que nos ajuda a automatizar pipelines de liberação para oferecer atualizações rápidas e confiáveis de aplicativos e infraestruturas.Com ele, automartizamos as fases de compilação, teste e implantação do processo de liberação sempre que ocorre uma mudança no código.

Mobile

Ionic Framework e React Native

Desenvolvemos nossos apps mobile em Ionic e React Native. São plataformas que disponibilizam as aplicações em formato híbrido, ou seja – funcionam tanto para Android quanto para Apple. Aplicativos: Seu Jaime, Área do Condômino, PJBank App e Área do Vistoriador.

Firebase

É uma ferramenta do Google que permite fazer ações tanto para Android quanto para Apple, como por exemplo as push notifications. Funciona também como um banco de dados em tempo real (ferramenta de chat, por exemplo).

Google Play Console

Ferramenta de analytics, do Google, que permite ver métricas de instalação, desinstalação, dispositivos ativos e engajamento.

React native

O React nada mais é que uma biblioteca da linguagem de programação Java Script, utilizada para a construção de interfaces, proporcionando as ferramentas e padrões para que nossos desenvolvedores criem aplicativos com qualidade e de forma muito mais rápida, voltados para plataformas Android e iOS.

Fabric Analytics

É uma plataforma dos chamados kits modulares, uma espécie de biblioteca de ferramentas prontas para serem instaladas com apenas uma linha de código (ou menos) que usamos para aprimorar nossos apps.

Bitrise

Usamos essa ferramenta para implementar CI (continuous integration) & CD (continuous delivery) para aplicações móveis.

New Relic

Usamos o New Relic para fazer análise das informações de desempenho do nosso site. É importante para a entrega de bons projetos, no tráfego de usuários, nas conversões e no sucesso de uma aplicação web.

Git

Git é um sistema de controle de versões (gerencia diferentes versões no desenvolvimento de um documento qualquer), que usamos principalmente no desenvolvimento de software, mas também pode ser usado para registrarmos o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo.

App Store Connect

É o substituto do antigo iTunes Connect. Os nossos desenvolvedores usam para gerenciar os aplicativos disponíveis, além de monitorar suas últimas tendências, receber notificações de comentários de usuários e respondê-los imediatamente.

Educação

Investimos continuamente na educação dos nossos funcionários e oferecemos a melhor plataforma de ensino à distância – a Alura.

Alura

A Alura oferece centenas de cursos de programação, mobile, front-end e infraestrutura, além de design & UX e business. Prato cheio para o time de dev.

 



Leitura Recomendada